No início de 2021, Jeff Bezos anunciou que estava deixando o cargo de CEO da Amazon. A notícia pegou muitos de surpresa, já que não é todo dia que um CEO que foi capaz de levar a empresa ao patamar que se encontra hoje – e com tanto prestígio no mundo do empreendedorismo – deixa seu cargo. Bezos explicou que ainda fará parte do conselho da Amazon, mas que se dedicará a outros projetos específicos. Apesar de sua saída do cargo, Jeff Bezos influenciou inúmeros empreendedores e compartilhou aprendizados muito valiosos. Confira 4 lições que merecem destaque:
1. Invente
Em sua carta anunciando que deixaria o cargo de CEO da Amazon, Jeff discorreu em torno de uma ideia principal, a invenção. Ele ressalta que a raiz do sucesso da companhia como um todo são as invenções.
E ainda deixa uma dica para identificar uma invenção de sucesso: faça coisas que parecem loucas no início, mas que depois se tornam tão comuns, que causam bocejos a quem ouve falar. Finaliza pedindo aos colaboradores que não parem de inovar, que deixem a curiosidade ser sua bússola.
2. Expanda
A Amazon é um exemplo de empresa que não se restringiu ao seu foco inicial. O que começou como um marketplace online, expandiu para outras áreas afins, como logística e hospedagem; mas também buscou áreas mais distantes como a Alexa e o Kindle.
A lição aqui é não se limitar: se outras áreas podem evoluir junto com o seu foco inicial e expandir a gama de serviços com excelência, por que não?!
3. Encontre sua flywheel
Um flywheel é basicamente uma roda ou disco que é muito eficiente em termos de energia, quanto mais rápido ele gira mais energia armazena, eliminando atritos durante seu movimento. No mundo empresarial, ilustra um conceito que descreve cada ponto que pode acelerar o crescimento de um negócio, por exemplo.
Desde o início de sua carreira, Jeff Bezos viu o valor que flywheels possuem por trazer vantagens que impulsionam outras áreas. Na Amazon, ele percebeu que: preços mais baixos levavam a mais visitas no site, ter mais consumidores aumentava o volume de vendas, atraindo mais vendedores terceirizados que pagavam comissão.
Com isso, a Amazon pôde aproveitar mais de estruturas com custos fixos, como centros de distribuição e servidores. Essa maior eficiência permitiu preços ainda menores. Qualquer parte dessa flywheel que fosse acelerada, acelerava todo o resto.
4. Consumidor em primeiro lugar
O objetivo de Jeff Bezos sempre foi oferecer o melhor produto/serviço possível pelo menor preço. Com isso, a Amazon por vezes trabalhou com margens de lucro muito pequenas ou, até mesmo, com prejuízo. Outro ponto que destaca essa prioridade é o fato do site exibir avaliações negativas em produtos/livros, Jeff explica que fez isso pois a Amazon não lucra quando vende algo, mas quando ajuda o consumidor a tomar uma decisão de compra acertada.
Essas são lições de muito valor para empresas tradicionais, mas são ainda mais importantes para startups. Inventar e expandir frequentemente está no DNA das startups, já que continuamente buscam novas soluções, precisam expandir sua base de usuários e oferecer produtos cada vez mais completos.
Encontrar sua flywheel também é ainda mais necessário: startups, em geral, precisam ser mais focadas e, por isso, é preciso saber quais pontos merecem a atenção e podem acelerar o crescimento dela como um todo. Colocar o consumidor em primeiro lugar gera o aumento do interesse no seu produto, o Nubank, por exemplo, garantiu seu crescimento ao oferecer um serviço mais humanizado, com taxas menores e uma melhor experiência.
Apesar de sua saída do cargo de CEO, além do seu legado na própria Amazon, Jeff Bezos deixa sua marca no mundo do empreendedorismo, compartilhando seus conselhos de gestão, suas experiências e encurtando o caminho para que outros founders possam trilhar suas próprias jornadas.