Embora não seja o caminho correto para todos os negócios, a maioria das startups irá precisar, em algum momento do seu crescimento, levantar capital para potencializar seu crescimento.
Mas, no momento atual, a startup precisará comprovar que seus números fazem sentido, que já possui um plano claro e testado para o uso do capital e, principalmente, que já encontrou seu product-market fit.
Caso esteja em uma segunda rodada, um follow-on, a startup terá que comprovar que utilizou bem o capital investido na rodada anterior. Já que os investidores olharão para as promessas da rodada anterior – para entender a capacidade de execução da equipe da startup.
Depois de dois anos, o faturamento
Um dos exemplos de startup que soube aplicar os recursos captados para crescer foi a Lecupon. De 2018 a 2020, a startup operou sem faturar. Ainda em 2018, captou R$ 600 mil do investidor anjo Biz Invest. Em agosto de 2021, já faturando, buscou a Captable e levantou R$ 1,7 milhão.
O faturamento mensal saiu de cerca de R$ 400 mil no início de 2022, para R$ 700 mil. O segredo do crescimento foi ter começado a operar como B2B, oferecendo sua solução para outras empresas: criando clubes de desconto personalizados para membros de instituições e varejistas.
Antes da captação com a Captable, a empresa possuía 3 mil varejistas, 130 clientes e 700 mil usuários finais.
Agora, a empresa já possui parceria com 25 mil varejistas, 350 clientes e 2,5 milhões de usuários finais dos seus aplicativos. Ou seja, quando entra em contato para criar uma nova parceria com varejista, pode oferecer uma cartela de 2,5 milhões de usuários e ganhar, em contrapartida, uma comissão das vendas. Parte da comissão vira cashback para os usuários e parte fica com a Lecupon.
O faturamento da startup é composto por essa comissão recebida dos varejistas e da mensalidade que as empresas e instituições clientes pagam.
Consciência é chave na hora de levantar capital
Em 2021, captar recursos para uma startup era motivo de orgulho. 2022 chegou com outro cenário e fez parecer que negócios estão buscando rodadas por não saberem gerar seu próprio caixa. Não é verdade. Houve excessos, mas quem soube gerir os investimentos recebidos, teve uma aceleração importante no crescimento do negócio – que dificilmente seria atingida somente com capital próprio.
A Lecupon cresceu tanto com os recursos que atraiu clientes como OAB, Botafogo, Unimed, Jeep e Fiat. Deu tão certo que os empresários já pensam em buscar uma nova rodada em 2023, agora podendo comprovar que encontraram uma maneira de transformar o investimento em crescimento, de maneira eficiente.