O BB Ventures é o fundo de corporate venture do Banco do Brasil, gerido pela MSW Capital – o braço é responsável por realizar investimento em startups que tenham sinergia com os negócios do banco. Mas por que o Banco do Brasil fortalece, através de investimento, um possível concorrente?
Esse movimento, o investimento realizado por empresas tradicionais em startups, é uma maneira de garantir a presença em todos os momentos de vida dos clientes com soluções relevantes – mesmo que não tenham sido desenvolvidas pelo banco.
O investimento de R$ 4 milhões foi direcionado à Payfy, uma plataforma que oferece soluções para ajudar empresas a gerirem os gastos corporativos dos colaboradores de forma mais eficiente. A startup realizou, em 2021, rodada de investimento via Captable – plataforma de investimento em startups.
O investimento do BB Ventures definiu o valuation da Payfy em mais de R$ 22,7 milhões, uma valorização de mais de 2,2x em relação ao valor de mercado da fintech à época de sua rodada na Captable (R$ 10 milhões).
Esse investimento externo é uma chancela do crescimento da startup (afinal, um gigante como o Banco do Brasil definiu o valor da empresa superior ao da rodada na Captable) e representa um reforço relevante entrando como sócio para diluir o risco dos investidores e ajudar a exponencializar os resultados da empresa.
Investidores que desejarem negociar participação na Payfy podem fazê-lo através do Captable Marketplace, o mercado subsequente de participação em startups da Captable – as negociações da Payfy serão bloqueadas a partir do dia 17/04 para finalização da emissão das ações.
Na contramão do venture capital, corporate venture cresce
Enquanto os investimentos do venture capital encolhem, especialmente no late stage, os investimentos via corporate venture ganham força. As corporações vivem um momento de consolidação – e de colocar em prática – planos traçados há dois ou três anos, quando passaram a ver o investimento em inovação como estratégico.
O programa de corporate venture do Banco do Brasil, por exemplo, está realizando o quinto investimento em pouco mais de um ano. O investimento na Payfy também marca o primeiro investimento em uma startup que oferece soluções que ajudam empresários a gerir melhor seu negócio, incluindo funcionalidades de meios de pagamento embarcadas.
“Estar presente em todos os momentos de vida dos clientes, com soluções relevantes, é o que move o Banco do Brasil. O investimento na Payfy vem para fortalecer ainda mais a presença do BB junto aos clientes pessoas jurídicas, com oferta de serviços que desburocratizam o seu dia a dia e ajudam na gestão e conciliação das despesas das empresas”, comenta Marisa Reghini, vice-presidenta de negócios digitais e tecnologia do Banco do Brasil.
Como funciona a Payfy?
A Payfy atua solucionando uma grande dor das corporações: a gestão dos gastos corporativos. Com a solução, tudo é integrado em uma plataforma de controle, que permite que as empresas gerenciam as despesas de forma simplificada. Para complementar o software, a fintech oferece cartões inteligentes – em versão física e digital – para definir limites de gastos e regras de aprovação personalizadas para cada orçamento (e departamento) da empresa.
Dessa forma, fica facilitado também o processo de compras e até de reembolso para os funcionários. Tudo de forma simples e fluida, com transparência e gestão em tempo real.
A startup já conta com mais de 500 clientes, entre eles: Multilaser, Baterias Moura, LG, P&G e Unimed. “Com esse investimento poderemos evoluir e levar essas soluções de gestão para ainda mais empresas, tornando a gestão dos gastos corporativos mais prática e eficiente”, comenta André Apollaro, co-founder e CEO da Payfy.
Por que importa?
O investimento do Banco do Brasil em uma fintech é mais uma prova de que as startups do setor financeiro estão mudando a forma como consumidores e empresas gerenciam suas finanças e controlam os gastos de operações. Esse interesse maior dos consumidores é traduzido também nos investimentos: segundo o levantamento da plataforma de inteligência de dados Sling Hub, o mercado de fintechs representa 34% do total de aportes realizados em startups latinas em fevereiro deste ano.
Para a MSW Capital, gestora do BB Ventures, esse investimento é importante pois abre uma enorme possibilidade de atuação conjunta entre Banco do Brasil e Payfy em um segmento que está em plena transformação.
“Percebemos na Payfy um núcleo de excelência técnica relevante para a gestão de despesas corporativas. A solução da Payfy simplifica a complexidade de gerir despesas de diversos centros de custo, elimina a burocracia dos processos de reembolso e elaboração de relatórios de despesas, amplia capacidade de controle e permite aos executivos se concentrarem no que faz a diferença em seus negócios”, comenta Moises Swirski, sócio da MSW.
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