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Corporate Venture Capital é para todos?

O Corporate Venture Capital se tornou uma opção relevante para as empresas que buscam trazer a inovação das startups para dentro do seu negócio. Nessa busca, muitas empresas se perdem no caminho – por não possuir a expertise necessária para analisar as startups ou por não ter o número de opções necessárias para encontrar startups compatíveis com suas demandas.

Essa dificuldade, de ter sucesso com um programa de CVC interno, também é resultado da busca de realizar todo o processo de forma independente, o que acaba aumentando os custos – com equipes de análise, integração de inovação e, por fim, investimentos mal direcionados.

Investir em inovação é sim uma opção para empresas de diferentes portes, o que muda é a dedicação de recursos, opções de integração e caminhos que podem ser percorridos. Enquanto uma gigante tem o privilégio de poder errar muitas vezes em suas apostas de inovação – embora não seja eficiente – as empresas menores precisam pensar de forma estratégica para trazer inovação sem comprometer o negócio principal.

Corporate Venture para todos

Para o CVC se adequar a mais empresas, podendo beneficiar uma parcela maior dos negócios brasileiros, é preciso entender quais os caminhos possíveis dentro de um programa do tipo. Por falta de conhecimento ou por buscar os caminhos mais midiáticos, as empresas acabam procurando o CVC para investir em startups ou para adquiri-las.

Mas, uma boa parte da construção da inovação no Corporate Venture é causada pela proximidade entre os negócios – que pode ser atingida, sim, com investimentos e aquisições, mas também é acessada quando uma empresa contrata o serviço/produto de uma startup.

Outra maneira para reduzir o custo de trazer inovação através do Corporate Venture é buscar startups em um estágio mais inicial. Esse nível é definido pela empresa, mas é preciso evitar cair na armadilha de investir somente em negócios muito avançados.

É mais importante encontrar startups que tenham um fit apropriado do que investir em estágios mais avançados – afinal, o programa de Corporate Venture busca resolver uma dor específica da empresa ou trazer inovações que possam ser expandidas dentro do negócio.

Para tornar mais eficiente o processo de estruturação desse tipo de programa, as empresas precisam buscar players que já estejam inseridos no ecossistema de startups.

As dificuldades de criar um CVC sozinho

Para resolver a dificuldade de análise, filtrar opções para consideração, reduzir o tempo gasto no hunting de startups que estejam alinhadas com o que a empresa busca e eliminar a necessidade de uma equipe interna dedicada para a integração da startup ao negócio, a Captable criou o Corporate Venture as a Service (entre em contato para saber mais detalhes).

O programa busca, desde suas primeiras fases, alinhar todas as áreas da empresa que busca inovação através do CVC – independente do setor interno. Ainda, constroi uma tese, em conjunto com a empresa, identificando todos os aspectos relevantes na busca pelas startups – objetivando solucionar as dores da empresa.

Imagine, por exemplo, o fundo de Corporate Venture da Renner, com R$ 155 milhões para investir em startups. Ao anunciar uma iniciativa do tipo, a empresa se vê inundada de cadastros, com startups de diferentes portes e atratividade – ou, pior, com um fluxo baixo de startups interessadas, sem fit com a tese pretendida.

CVC um mercado nascente

Os fundos de Corporate Venture Capital tiveram um boom de investimentos no início da pandemia – com as empresas correndo para digitalizar seus negócios e otimizar sua logística. Com a pressa, muitas delas acabaram fazendo investimentos pouco otimizados e, agora, o mercado como um todo voltou a retrair: no último trimestre de 2021, foram investidos US$ 525 milhões por fundos Corporate Venture, o montante é menor que o volume investido no trimestre anterior, quando US$ 838 milhões.

O que chama a atenção é que os investimentos early stage representam dois terços dos investimentos realizados por CVC em 2021 – um sinal de que esse ainda é um mercado nascente, com muito espaço para crescer.

Para resolver os gargalos e implementar um programa de Corporate Venture de sucesso – rapidamente e de forma eficiente – contate o setor de Corporate Venture da Captable.

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