Nem tudo é mais difícil em uma recessão. Algumas coisas até ficam mais fáceis. As quedas do mercado removem distrações e ampliam problemas implorando por soluções imediatas. Grandes empresas como Microsoft, WhatsApp, Instagram e Uber emergiram durante momentos de recessão e são uma prova de que as crises premiam a inovação.
As manchetes podem acentuar as mudanças do mercado, mas há casos que provam que sucesso é possível. Assim, aqui estão quatro dicas para como escalar uma startup durante um período de recessão:
1. Seja certeiro sobre o que os clientes querem
O capital antes abundante permitiu que muitas startups crescessem mesmo não apresentando lucro. Não mais. Agora, os empreendedores têm que concentrar seus esforços no que realmente gera receita e atrai clientes, deixando de lado orçamentos inchados e projetos paralelos. Tudo isso para que possam permanecer no jogo.
2. Ainda há dinheiro na mesa
O dinheiro deu uma “secada”, mas se os empreendedores precisarem de dinheiro, ainda têm onde encontrar – especialmente para aqueles de empresas em estágio inicial. Os investimentos em Série A podem ter atingido o pico em 2021, mas permanecem historicamente altos… Ou seja, os investidores ainda têm grandes quantias de capital esperando para serem investidas.
Mas para conseguir o cheque, os empreendedores têm de ser mais do que apenas bons no pitch; têm que apresentar números. Uma base de clientes em crescimento, forte retenção e baixas taxas de queima de caixa abrirão as portas para oportunidades de investimento.
Nesse momento, também não é útil focar no preço das ações ou valuation. Afinal, elas sobem e descem. O importante é levantar o capital necessário para escalar o negócio, já que as startups que permanecerem no jogo poderão recuperar suas valorizações nas rodadas posteriores.
Quando o assunto é como gastar o dinheiro, a chave é estratégia. Para os empreendedores: dêem uma atenção às despesas gerais e negocie, e, então, volte a olhar para o recurso mais importante: a equipe.
3. Não pause contratações importantes
Muitas startups congelam as contratações durante recessões ou tomam decisões mais drásticas, como demissões em massa (as tão faladas no noticiário…). Mas há algo fundamental em jogo aqui: sem pessoas, a startup não consegue crescer.
Lembre: as recessões oferecem uma enorme vantagem de recrutamento à medida que os concorrentes não estão olhando para o mercado.
4. Use a adversidade e transparência para reunir a equipe
Agora não é hora de segredos ou chavões. A equipe também acompanha as notícias e têm noção do que está acontecendo no mercado e, por isso, é importante ser transparente sobre onde a empresa está.
A comunicação frequente é fundamental. Uma semana é muito tempo para esperar por atualizações quando a pista é meses, e não anos.