Por que o Google investiria R$ 8,5 milhões em startups brasileiras? Não é em busca de lucro. A gigante da internet criou um fundo destinado à investir em startups fundadas por empreendedores e empreendedoras negros e negras – sem exigir participação societária.
A iniciativa busca reduzir a desigualdade de oportunidades e aumentar a representatividade que empreendedores negros possuem na hora de receber um investimento. Segundo pesquisa de 2020 do próprio Google, com a comunidade do Google for Startups, com mais de 160 mil pessoas há 10 vezes mais fundadores não negros com dedicação exclusiva às suas startups do que negros.
Pior: fundadores não negros tinham 57 vezes mais capital disponível do que empreendedores negros. E, na base analisada, não havia nenhum investidor que se declarava negro.
O que o Google está fazendo?
Para mudar essa realidade, o Google decidiu investir em startups fundadas por empreendedores negros no início de 2022, depois de investir o primeiro fundo – de R$ 5 milhões, investido em 33 startups –, o segundo, anunciado agora, terá R$ 8,5 milhões para investir em 25 a 30 negócios. E os primeiros dez já foram anunciados!
As escolhidas foram: Easy B2B, Baruk, Damch, De Benguela, Erah, HartB, naPorta, Trampay, Ubots e Uppo. Para definir as selecionadas não há uma tese específica de setor, embora haja áreas privilegiadas, por serem estratégicas para o Google, como as fintechs e as retailtechs – educação e saúde também são prioridade.
Easy B2B
Uma das escolhidas para receber investimento do Google foi a Easy B2B, que concluiu uma rodada de sucesso na Captable em agosto de 2021, captando R$ 1,43 milhão de 354 investidores.
A Easy B2B é uma startup de varejo digital que facilita o processo de compra e venda entre empresas. A solução all-in-one aumenta as margens de lucro e reduz ineficiências na gestão de catálogos para indústrias, distribuidores e atacadistas, grandes compradores e marketplaces B2B. Através de inteligência artificial, a relação das compras e vendas entre empresas é otimizada. Com uma ferramenta intuitiva, fácil e unificada.
Atração de outros investidores
Esse é um movimento interessante do Google, especialmente por não haver interesse em gerar retorno financeiro, mas aliar a credibilidade da gigante americana aos negócios de empreendedores negros como uma forma de gerar reconhecimento para o negócio e destravar novas possibilidades.
Os resultados do primeiro fundo do grupo demonstram que essa transferência de reputação funciona: as startups do primeiro Black Founders Fund conseguiram R$ 43 milhões adicionais com outros investidores após serem selecionadas pelo Google.