Gerdau criou uma startup do zero

Pouco ouvimos falar em novos unicórnios em 2022. Quem segurou o mercado foram as rodadas de estágio inicial, e quem movimentou, as empresas. 

#corporate

Por que a Gerdau criou uma startup do zero?

Milhares de funcionários, operações robustas, receitas milionárias. Essa é a realidade das grandes empresas.

Mas, na hora de criar novas verticais, sofrem com a burocracia e lentidão dos seus processos.

Para contornar essa realidade (e em busca de acelerar e encurtar caminhos para o desenvolvimento de novas áreas e produtos), muitas dessas grandes empresas optam por adquirir ou contratar startups.

A Gerdau resolveu inovar e deu vários passos além na inovação in-companyem vez de comprar uma startup já pronta, criou uma do zero.

Nisso, nasceu Vector Cluster Industrial, uma logtech que automatiza a contratação de transportadores por grandes empresas, conectando indústrias, embarcadores e caminhoneiros. O grande diferencial da startup é permitir a visibilidade em tempo real de todo o processo de entrega dos produtos.

Afinal, por quê?

Além dos motivos mais conhecidos, como dar velocidade na criação de novas unidades de negócio dentro das empresas e acelerar e permitir colaboração com outros atores do ecossistema de inovação, o movimento claramente tem muito sentido estratégico para a Gerdau.

No setor de siderurgia, os custos logísticos chegam a representar até 20% da receita. Assim, ter ganhos de eficiência pode gerar diretamente ganhos de receita para o core business.

A Vector Cluster Industrial iniciará atendendo apenas às necessidades da Gerdau, mas deve ganhar independência e trazer novos clientes assim que obtiver autorização de agências reguladoras. Só a Gerdau deve transportar 8 milhões de toneladas ao ano, começando em 2023, através da logtech.

#unicórnio

Unicórnios perderam metade do valor em 2022

De acordo com o levantamento do Pitchbook, as startups norte-americanas mais bem avaliadas em suas rodadas-unicórnio viram seus valores de mercado caírem para uma média de US$ 680 milhões.

É uma queda de aproximadamente 54% ante o valuation médio que era de US$ 1,48 bilhão. E o problema acentua quando falamos daquelas empresas que abriram seu capital: nelas, a queda foi de cerca de 69%.

Especialistas alertam às empresas que atingiram o estágio de unicórnio, pois essas devem sofrer downrounds severos em futuras captações.

Em 2022, os valuations de nível unicórnio praticamente desapareceram. No último tri, por exemplo, a média de rodadas ficou em US$ 71 milhões, uma queda de 29% em relação aos primeiros três meses do ano.

Por aqui, as coisas não estão muito diferentes.

De acordo com o Distrito, até a primeira metade do ano, foi o estágio inicial que segurou o movimento do mercado de venture capital.  Rodadas da série C em dianteencolheram 68%, para US$ 1,24 bilhão. Muito disso se deve ao temor dos investidores com negócios que ainda não conseguiram se provar e continuam queimando caixa.

👉  Até o momento, apenas duas fintechs atingiram o estágio de unicórnio este ano no Brasil: Neon e Dock.

Compartilhe:

Veja também

Anterior
Próximo