Uma Amazon do Brasil?

Edição 86

Magalu Cloud é a peça que faltava para Magazine Luiza.

Mais: Sustentabilidade e startups na COP28 e o estado do CVC no Brasil.

Magalu: de olho na nuvem

Não é sempre que replicar um modelo de negócio gringo funciona para uma empresa brasileira. Também não é todo dia que um mercado concorrido, tomado por gigantes internacionais, ganha um player nacional para bater de frente. Mas é exatamente nessa encruzilhada que o Magalu se colocou.

Embora diga não querer competir de frente com as alternativas estrangeiras, o Magazine Luiza lançou uma solução nacional para hospedagem, o Magalu Cloud.

Em um cenário concorrido, onde Amazon, Google e Microsoft, já lutam para atrair empresas brasileiras, a aposta do Magalu está em ofertar um serviço adequado para pequenas e médias empresas.

Sabe-se que os gastos com infraestrutura na nuvem podem pesar muito em um negócio, especialmente para os iniciais. Por isso, se decolar, a iniciativa do Magalu tem tudo para impulsionar o ecossistema de startups brasileiro.

Com a solução, os investimentos recebidos – em real ou em dólar – pagarão por uma hospedagem mais barata, o que fará com que as rodadas recebidas durem mais ou sejam investidas em outras áreas das empresas.

É um momento chave, quando um player nacional pode mudar o rumo de milhares de negócios. É uma chance de ouro.

Para o Magalu, é tudo sobre diversificação

As varejistas brasileiras estão em uma enrascada. Com a desaceleração do consumo e maior concorrência com as lojas online chinesas, elas viram seu modelo de negócio – que opera com margens pequenas – sofrer. Também, o escândalo contábil das Americanas fez com que investidores passassem a torcer o nariz para o segmento.

Se o Magalu Cloud for 5% do sucesso da AWS, pode ser um motor importante de receita para o Magazine Luiza. O modelo é bastante parecido com o da Amazon, que possui o canal de varejo e a AWS como empresa de tecnologia.

Segundo a CEO, Luiza Trajano:

“A gente não vem concorrer, estamos somando. Se tudo der errado, vou ter uma cloud barata e complementar a dos meus concorrentes internacionais, mas estou confiante”.

Lançamento já em 2024

O Magalu Cloud terá um lançamento faseado em 2024. A ideia é oferecer uma solução completa: armazenamento, computação, rede, banco de dados, firewalls e inteligência artificial.

A primeira parte a ser lançada será a de armazenamento, já no primeiro trimestre de 2024. O lançamento será realizado com cautela para atender à demanda de forma razoável, segundo Christian Reis, chefe da Magalu Cloud.

Mesmo com o lançamento previsto para o ano que vem, a decisão de tornar público o novo produto, que é desenvolvido desde 2020, veio após um teste em grande escala. 

Segundo o Magazine Luiza, parte dos serviços da empresa foram hospedados na Magalu Cloud durante a Black Friday – o período mais movimentado do ano para a loja online – e não houve nenhum problema de instabilidade ou queda.

Um mercado gigante

Os serviços de computação em nuvem movimentaram R$ 38,3 bilhões no Brasil em 2022, segundo dados da McKinsey. Em 2025, prevê-se que o segmento atingirá R$ 90,8 bi.

Alberto Serrentino, sócio de uma consultoria, afirma que a visão estratégica do Magalu é se tornar um ecossistema de plataforma e serviços, envolvendo marketplace, logística, serviços financeiros e tecnologia – o último, considerado essencial pela varejista.

Serrentino completa:

“É uma aposta ambiciosa e ousada. Mas o mercado existe”.

A estratégia para somar aos gigantes

Para não bater de frente com os gigantes, o Magalu defende que a estratégia do produto é “comer pelas beiradas” e não tentar roubar clientes dos concorrentes.

A isca será o preço em reais, o idioma em português e o preço inferior. Com isso, a companhia espera atrair clientes pequenos e médios. Reis, chefe do Magalu Cloud deixa clara a estratégia:

“A nossa proposta de valor é de ter sempre um preço mais barato”.

E é mais barato mesmo: segundo o mesmo executivo, a tecnologia deve oferecer uma redução de 30% a 75% dos custos que as empresas brasileiras têm hoje com serviços de nuvem. O próprio Magalu alega ter diminuído em 35% seus custos ao migrar para o próprio serviço.

Ou seja, o foco do Magalu Cloud será ajudar as empresas brasileiras a se digitalizarem, oferecendo opções em reais, com preços mais acessíveis. 

Sustentabilidade é o nome do jogo

Sustentabilidade é foco de startups e investidores. O segmento vem atraindo cada vez mais entusiastas devido ao potencial do Brasil em relação à economia verde. Orlando Cintra, CEO da BR Angels, afirma:

“O segmento aparece tão promissor como as fintechs [do setor financeiro] no passado”.

Das 60 startups que já receberam investimentos via plataforma Captable, 10% são guiadas pela agenda ESG, afirma o CEO Paulo Deitos. Casos de sucesso reúnem empresas como a Zletric, de mobilidade elétrica (R$ 5 milhões), e a Beeva, voltada a apicultura (R$ 4,5 milhões). Ao todo, a Captable soma mais de R$ 100 milhões de captação e 7,5 mil investidores.

A ABStartups (Associação Brasileira de Startups) contabilizou, em 2021, 102 empresas no segmento, com a maior parte dedicada ao ar e meio ambiente (39,2%) e energia limpa (26,5%).

A CEO da entidade, Mariane Takahashi, destaca que:

“Em 2023 ganharam força energias renováveis avançadas, armazenamento de energia, mobilidade sustentável e hidrogênio verde, além de tecnologias como inteligência artificial e análise de dados”.

COP28 dá destaque às soluções de startups

As startups com soluções em floresta e absorção de carbono estão chamando atenção na COP28, em Dubai. Dentre as brasileiras representantes do segmento estão a Abundance Brasil, Belterra e MetAmazonia. 

A primeira nasceu em 2021 para fornecer tokens de cotas florestais, tendo vendido 11 mil árvores para mais de 600 clientes. 

A Belterra cria sistemas agroglorestais para recuperar áreas e gerar emprego e renda com produtos sustentáveis.

Já a MetAmazonia, desenvolve um produto de virtualização das florestas para educação.

Outro destaque é a Trashin, que atua com economia circular e reciclagem de materiais pós-consumo. Em colaboração com 130 cooperativas, tem clientes como iFood e Unimed, tendo recebido investimentos através da Captable (mais de R$ 2 milhões) e da Irani.

Independente do negócio, como relata Renato Ramalho, CEO da KPTL: 

“A pauta de sustentabilidade é óbvia em um país como o Brasil”.

Eurofarma, na contramão, cresce o CVC

O mercado de corporate venture capital (CVC) está em baixa quando comparado a anos anteriores, quando houve crescimento no volume de investimentos em startups feito por empresas.

Nos primeiros 11 meses de 2023, os CVCs investiram cerca de R$ 270 milhões em startups brasileiras, segundo dados do Distrito. No ano passado, foram investidos R$ 925,2 milhões. Em 2021, esse valor chegou a R$ 1,3 bilhão.

Na contramão do mercado, a Eurofarma, gigante farmacêutica que deve faturar quase R$ 9 bilhões neste ano, deve lançar seu terceiro fundo de corporate venture capital no ano que vem. O Neuron Ventures II terá R$ 150 milhões para aportar em novos negócios.

O montante será direcionado para 10 a 12 investimentos, metade deles em rodadas seed, com cheques de até R$ 5 milhões. A outra parte vai para rodadas de série A, com investimentos de até R$ 15 milhões. Outros R$ 50 milhões ficarão reservados para follow-ons.

Segundo uma pessoa familiarizada com o assunto, a ideia é ampliar o leque em relação ao tamanho do investimento, já que isso possibilita gerar mais negócios para atender pacientes e médicos.

O novo fundo deve ser lançado no primeiro trimestre do ano que vem e os primeiros investimentos ficarão para a segunda metade do ano. Para os aportes, o fundo deve analisar oportunidades de startups que atuem no Brasil e/ou EUA e que já tenham receita anual acima de R$ 10 milhões.

Não é só a Eurofarma que caminha na contramão

Outras empresas também desafiaram a baixa do mercado de CVC e fizeram movimentos em 2023. A Braskem é um exemplo: firmou parceria com a Touchdown Ventures para auxiliar em investimentos da Oxygea.

Outro exemplo é a VLI, que começou a estruturação do seu fundo de investimento em startups. Outra empresa que anunciou novidades em seu CVC foi a Vivo, que tem R$ 320 milhões para investir em startups.

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